Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinhar com

Venez j'vais vous aider. On descend et hot c'est parti - Amélie Poulain

Cozinhar com (tâmaras e alguém a fotografar)

Esta publicação contém mais fotografias que o habitual, porque a fotógrafa não fui eu - foi a Celine, já vossa conhecida, não fosse ela uma rapariga talentosa. Assim, na minha opinião, esta publicação tem tudo para ter qualidade, não só nas fotografias, mas também pelo resultado: umas bolachas de tâmaras, canela e gengibre.

Não gostaríeis de ter sempre à mão de semear um frasco com bolachas saudáveis? Atire a primeira bolacha quem não.. Eu cá, gostava, tanto foi que, dei por mim, literalmente, com as mãos na massa. Garanto-vos que, apesar de um bocado demoradas, no fim.. No fim valerá tanto a pena. que ides ficar a pensar - Porquê raios é que não fiz bolachas na quantidade "exército"? - mas não lamenteis mais, porque a receita não sai daqui, só o frasco é que fica vazio num instante.

 

Ingredientes

220 g de farinha de aveia

60 g de nozes

150 g de tâmaras sem caroço

2 colheres de sopa de azeite

80 ml de bebida de soja

1 colher de sopa de canela

2 colheres de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de fermento químico

 

Preparação

 

Primeiro colocar as tâmaras no processador (se estiverem muito secas demolha-as um bocadinho) e triturar até virar uma pasta.
Acrescentar as nozes e triturar outra vez.
Transferir a mistura anterior para um recipiente e juntar a farinha de aveia, as especiarias, o fermento, o azeite e a bebida de soja e amassar tudo muito bem até ficar tudo envolvidinho e com uma textura maleável (se estiver muito seca adiciona mais bebida de soja, se estiver muito molhada adiciona mais farinha de aveia).
Fazer uma bola com essa massa e coloca-lá entre duas folhas de papel vegetal (que assim não cola tanto) e com a ajuda de um rolo ir estendendo (com o rolo por cima da folha de papel vegetal) até obter uma espessura como aparece nas fotografias.
Agora só resta cortar as bolachas com a ajuda dos cortadores e levar ao forno pré aquecido a 180°C durante 15/20 minutos ou até estarem douradas - é necessário ir verificando para que não queimem.
E por fim, retirá-las do forno e deixá-las arrefecer numa grelha para que assim fiquem crocantes.

 

estefania_cozinhacom_01_1Untitled design

BRACE20161202_0127

estefania_cozinharcom (2)

estefania_cozinharcom (7)

Untitled design

estefania_cozinharcom (13)