Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinhar com

Venez j'vais vous aider. On descend et hot c'est parti - Amélie Poulain

Cozinhar com (quinoa)

Aos poucos e poucos, e para que não digais que é só doçaria a invadir o blogue, consigo que a categoria "Prato principal" aumente. No meu caso, bem que se podia chamar "Taça principal", visto que, até agora, são na maioria refeições cingidas a uma taça, tudo misturado. Já dizia a Estefânia - Então, porque não? Afinal vai tudo com o destino, com o fado de se misturar no estômago. Eu sei, eu sei que o paladar não é o mesmo e que isto não é exequível em todos os pratos. Quinoa com cogumelos frescos, feijão preto e milho, resulta! Para além de resultar muito bem é uma refeição rápida e cheia de nutrientes, não fossem os ingredientes repletos deles. Começando pela quinoa - rica em proteínas de alto valor biológico ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais que o nosso organismo não produz e passando, por exemplo, pelos cogumelos frescos, ricos em vitamina do complexo B.
Há desculpas para não fazer esta receita? Não pode haver.. pois está aqui e faz bem à saúde. A única desculpa que aceito é tereis medo de querer comer isto todos os dias.

 

Ingredientes

cogumelos marron frescos

quinoa

feijão preto

milho doce enlatado

azeite

vinho branco

ervas da Provence

alho em pó

mistura de pimentas

 

Preparação

 

Feijão preto: na véspera, colocar em água, para que no dia seguinte cozam mais facilmente. 


Cogumelos frescos: lavar muito bem, secar em papel toalha, laminar e saltear em lume forte com um pouco de azeite. Temperar com alho em pó, mistura de pimentas e ervas da provence. Quando perderem toda a água colocar um pouco de vinho branco e deixar evaporar.


Quinoa: lavar muito em água corrente (pois tem uma substância chamada saponina que, se não for retirada na lavagem confere um sabor amargo à quinoa). A regra para a sua cozedura é: 1 chávena de quinoa, 2 de água. Antes de cozer, saltear durante 1 minuto em lume médio para a enxugar. Numa panela adicionar a água e quando ferver adicionar a quinoa, tapar e baixar o lume. Deixar cozer até a água estar toda absorvida. Desligar o lume e deixar estar tapada durante alguns minutos. 

 

Depois de tudo feito, misturar tudo numa taça!

 

IMG_20170119_145100-01

IMG_20170119_135040-01