Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinhar com

Venez j'vais vous aider. On descend et hot c'est parti - Amélie Poulain

Cozinhar com (maracujá)

Aconteceu. O quê? Eu transformar a frase "envolver a farinha na massa" em  "juntar a farinha e bater bem". E que mais? Pois bem, quando isto acontece temos um bolo enqueijado a sair do forno mas, na minha opinião, não menos bom (eu até gosto desta consistência). Quem nunca, que atire a primeira fatia (só depois de uma trinca)! A razão, mais ou menos científica, para tal é: quando existe uma mistura de ovos e açúcar ou manteiga e açúcar, essa sim, deve ser batida muito bem para que os elementos se misturem devidamente e assim formem uma boa emulsão. Contudo, a Dona Farinha não deve ser batida mas apenas envolvida , senão corremos o risco de  lhe desenvolver o glúten e o bolo pode ficar mais elástico do que fofo e muitas vezes ficar com uma textura "enqueijada". Também muitas vezes ao bater demasiado a massa pode potenciar outro problema, esta ficar com muito ar, crescer no forno e depois de cozido abater porque não tem estrutura para aguentar o seu próprio peso. 

Aqui, nasceu um bolo enqueijado por engano. Aqui, se devorou até à ultima migalha.

 

 

Ingredientes 

100 g de manteiga à temperatura ambiente

½ chávena de açúcar amarelo

3 ovos

1 chávena de buttermilk (1 chávena de leite + 1 colher de sopa de sumo de limão)

2 chávenas de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento químico

 

Xarope de macacujá:

200 ml de polpa de maracujás frescos

½ chávena de açúcar amarelo

½ chávena de água

 

Preparação

 

Começar por preparar o xarope: retirar a polpa dos maracujás até obter 200 ml. Colocar numa panela com os restantes ingredientes e levar ao lume até ferver. Reduzir o lume e deixar cozinhar uns 15 minutos, até formar um género de xarope. Deixar arrefecer e reservar.

Numa taça colocar a manteiga e o açúcar e bater bem com a batedeira eléctrica até ficar bem cremoso e claro. Adicionar os ovos um a um e bater bem entre cada adição.

Juntar o buttermilk e mexer bem. Juntar a farinha e o fermento e bater bem na massa até ficar homogénea.

Colocar a massa numa forma untada e polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer (teste do palito).

Desenformar e picar o bolo todo com um palito e regar o bolo com o xarope. 

 

IMG_20170923_181126

IMG_20170923_180848IMG_20170923_181046