Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinhar com

Venez j'vais vous aider. On descend et hot c'est parti - Amélie Poulain

Cozinhar com (farinha de coco)

 Como já devem ter reparado este blogue é uma miscelânea de receitas saudáveis e menos saudáveis. Isto porque, I mean, sou Nutricionista Estagiária, mas isto não quer dizer que tenha que comer 24h de forma saudável, criando uma obsessão não-saudável com os alimentos. Nem 8 nem 80. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 30 por cento da população ocidental sofra deste distúrbio, que infelizmente, já é considerado "distúrbio alimentar do século XXI". Este manifesta-se quando a alimentação saudável passa a ser uma obsessão! A verdade é que os sintomas são difíceis de detetar porque podem confundir-se facilmente com hábitos de vida saudável, fazendo com que, erroneamente, muitas vezes as pessoas retirem da dieta nutrientes fundamentais e que passem a "pente-fino" tudo o que ingerem, perturbando assim, para além da sua saúde, também a sua vida social, derivado ao isolamento que daí pode advir. A comida não pode, nem deve, ser uma obsessão, mas sim o encontrar do q.b, do ponto de equilíbrio. E se pelo caminho encontrarem estas bolachas? É favor de provar.

 

Ingredientes

½ chávena de farinha integral

½ chávena de farinha de coco

½ chávena de flocos de aveia

1 chávena de coco ralado

1 colher de sobremesa de canela

1 colher de sobremesa de gengibre em pó

3 colheres de sopa de óleo de coco sólido

2 colheres de sopa de geleia de arroz

50 ml de sumo de laranja

raspa de 1 laranja

quadrados de chocolate 70% cacau

 

Preparação

 

Numa taça grande juntar as farinhas, os flocos de aveia, o coco ralado, a canela e o gengibre. Misturar.
Levar a lume baixo (sem deixar ferver) o óleo de coco juntamente com a geleia de arroz até que ambos estejam derretidos e misturados.
Juntar essa mistura aos ingredientes secos, juntamente com o sumo e a raspa de laranja. Misturar muito bem com uma colher.
Fazer bolas pequenas, colocar num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e com a mão espalmar as bolas até obter o formato de bolacha.
Levar ao forno a 180ºC cerca de 15/20 minutos.
Entretanto derreter o chocolate e quando as bolachas saírem do forno espalhe o chocolate ao vosso gosto (eu espalhei pela metade).
Deixar arrefecer até o chocolate endurecer.

IMG_20170604_110108-01

 

IMG_20170604_111336-01

IMG_20170604_111748-01