Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinhar com

Venez j'vais vous aider. On descend et hot c'est parti - Amélie Poulain

Cozinhar com (courgette)

Está a tornar-se um hábito fazer panquecas incorporando sempre um legume. Primeiro as de cenoura, agora foi a vez de experimentar com courgette, numa versão vegan. É verdade que o sabor é quase impercetível, mas os benefícios estão lá, bem como, aquela humidade característica que a courgette consegue conferir. Utilizei-a com casca e tudo, caso contrário ia perder grande parte do seu poder nutritivo e não é isso que se pretende. Vejamos os benefícios: como possui pouco sódio (sal), muita água e uma quantidade elevada de potássio e fibra, faz com que nos ofereça propriedades diuréticas e laxantes. Pela mesma razão apresenta ainda efeitos benéficos para pessoas com problemas cardiovasculares e hipertensão, já que ajuda a normalizar os níveis de tensão arterial. Como não quero que entreis em ansiedade (correndo o risco de vos aumentar a tensão arterial) deixo-vos a receita. Certamente não ides ficar indiferentes a estas panquecas com um incrível sabor a limão.

 

Ingredientes (rende 10 panquecas)

1 chávena de courgette ralada (não retirar a água)

1 chávena de farinha sem fermento

1 banana madura

1 chávena de bebida de aveia

3/4 de chávena de farinha integral

1 + ½ colher de sopa de fermento químico em pó

1 colher de café de bicarbonato de sódio

1/4 de chávena de sumo de limão

Raspa de 1 limão

1 colher de chá de essência de baunilha

Óleo de coco para untar a frigideira

 

Preparação

 

Lavar bem a courgette e ralá-la (com casca) para um recipiente até obter a quantidade indicada.
Juntar à courgette a banana esmagada (com a ajuda de um garfo), a bebida de aveia, a raspa e o sumo de limão e ainda a essência de baunilha.
Acrescentar à mistura anterior as farinhas, o fermento e o bicarbonato de sódio, envolvendo tudo muito bem até obter uma massa homogénea. 
Com a ajuda de um pincel de silicone, untar uma frigideira com óleo de coco e em lume médio alto deixar aquecer.
Quando já estiver quente, auxiliado por uma concha da sopa, colocar pequenas quantidades de massa na frigideira e deixar cozinhar até que se formem bolhinhas em toda a superfície - aí, está na altura de virar a panqueca e deixá-la cozinhar por mais alguns instantes.

 

Notas: estas panquecas ficam bem húmidas por dentro. Se as congelar, certifique-se que as separa para que no processo de congelamento não se colem umas às outras.

 

IMG_20170219_085008-01

IMG_20170219_093010-01

IMG_20170219_090148-01