Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinhar com

Venez j'vais vous aider. On descend et hot c'est parti - Amélie Poulain

Cozinhar com (amêndoas)

Antes de torcereis o nariz, experimentai! Toda a gente prega (e bem) que devemos consumir legumes e que os mesmos devem fazer parte da nossa alimentação para que assim esta seja saudável e equilibrada. Nunca é demais realçar a sua importância, e voltar a pregar, pois não? Apresentá-los em diferentes confeções e misturar com os alimentos preferidos de quem não é adepto de legumes é uma forma mais fácil de os introduzir na alimentação diária. Este bolo é exemplo! E na altura da compra? Podeis (e deveis) sempre escolher os legumes da época - como é o caso da courgette - que são mais ricos nutricionalmente. Porém, e para enriquecer as refeições com cor e variedade, todos os outros também deve fazer parte. Segundo um estudo realizado em abril deste ano, 74% dos consumidores portugueses têm preferência por fruta e vegetais nacionais, sendo que a razão major para tal escolha é "ser uma forma de ajudar a impulsionar o comércio local". Já diziam os outros.. "o que é nacional (e acrescento, da época) é bom".

 

Ingredientes 

¾  de chávena de amêndoas picadas (previamente torradas)

⅓ de chávena de azeite

de chávena de geleia de arroz

2 ovos

½ chávena de bebida de amêndoa

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela + canela para polvilhar 

1 pitada de noz moscada

1 + ½ chávena de courgette ralada

1 + ¾  de chávena  de farinha integral

 

Preparação

 

Numa taça juntar o azeite com a geleia de arroz e misturar tudo muito bem.

Acrescentar os ovos e a bebida de amêndoa e voltar a misturar.

De seguida adicionar a courgette ralada, ligeiramente escorrida, e envolver no preparado.

Juntar os ingredientes secos: farinha, bicarbonato e especiarias, envolvendo cuidadosamente com a espátula até obter uma massa homogénea.

Por fim, misturar as amêndoas.

Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC, numa forma de bolo inglês durante cerca de 50/60 minutos ou até o palito sair seco.  

Retirar do forno e deixar arrefecer, dentro da forma cerca de 10 minutos. Quando retirado da forma deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.

 

2017-08-14 03.06.59 1

2017-08-14 03.05.12 1

2017-08-14 03.07.01 1